VILA EM SÃO SEBASTIÃO, 2023

A Vila fica à margem de uma importante avenida de São Sebastião, incrustada entre duas vias locais que adentram a mata do ‘sertão’ sebastianense. Entendendo essa configuração, fez-se o acesso de veículos de uma via local à outra, em sentido transversal, restringindo a circulação de veículos ao passeio de mosaico português, que pode outrora abrigar outra atividade. Assim, a circulação interna de pessoas se dá por passarelas elevadas, sob as quais água, vegetação e animais seguem desobstruídos.
Respeitando a extensa cobertura vegetal existente, as casas leves em estrutura de madeira laminada (MLC) e fechamentos metálicos elevam-se do chão sobre apoios de concreto e se ajustam aos espaços disponíveis, conformando distintas passagens e clareiras, reforçadas pelo paisagismo. Essa organização resulta em recintos naturais surpreendentes e desmancha os alinhamentos óbvios dos lotes comuns, ao mesmo tempo garantindo a privacidade de cada casa.
Ao fundo do lote, junto ao riacho que o atravessa transversalmente, implanta-se um pavihão de lazer de uso comum, sobre cujo embasamento de pedra pousa uma cobertura de policarbonato translúcido e vigas-cabo, também de madeira laminada. Ligado ao pavilhão, a piscina e o deck indicam o caminho que, cruzando o riacho, leva à sauna.

local são sebastião, sp

 

ano 2023

 

autores UNA MUNIZVIEGAS – cristiane muniz e fernando viégas

 

colaboradores ana luiza corrêa, joaquin gak, leonardo sarabanda, paula reis, sabrine klitzke