REURBANIZAÇÃO EM CARANGUEJO TABAIARES, 2010

Trienal de Lisboa 2010, Escritório convidado para exposição

A água permeia a cidade do Recife. A Veneza Americana, como descreveu Gilberto Freyre, nasceu do encontro dos rios Capibaribe e Beberibe com o mar, e estabeleceu sua identidade a partir dessa condição de quase arquipélago. A topografia achatada, quase sem relevos, coberta por manguezais e recortada por riachos, rios e lagoas configuram uma paisagem urbana sempre em movimento.

No início do século XX, a cidade teve sua rede de abastecimento de água e esgoto completamente reorganizada a partir de canais de águas pluviais, projeto do engenheiro Saturnino de Brito. Esses canais desenharam uma cidade de pontes que reafirmava a intenção de convivência com as águas.

No entanto, hoje em dia, os rios estão muito poluídos, em todos os canais vêem-se montes de lixo acumulado. Ao longo dos cursos d’água diversas áreas foram ocupadas, oferecendo condições miseráveis de habitabilidade. A cidade ilegal convive com diversas ausências, entre elas a falta de infraestrutura urbana, ligada ao aparecimento de graves doenças infecciosas há muito erradicadas de outras cidades brasileiras.

No âmbito das políticas urbanas para a habitação social, alguns avanços vem acontecendo. Recife foi a primeira cidade brasileira a constituir legislação específica para as áreas de assentamentos habitacionais de população de baixa renda. Um dos objetivos foi oficializar a demarcação do território ocupado, garantindo que a população residente, tradicionalmente marginalizada e expulsa, não fosse transferida para outros bairros, integrando essas áreas através de projetos de reurbanização.

A Prefeitura Municipal de Recife, através de um plano chamado Capibaribe Melhor, está reestruturando as margens do principal rio através da articulação de um sistema de parques e áreas livres, da construção de novas unidades habitacionais e da implantação do sistema de serviços básicos de infraestrutura urbana. Serão 21 comunidades beneficiadas por esses projetos, e dentre elas, uma pequena área quase central chamada Caranguejo Tabaiares.

autores UNA arquitetos, cristiane muniz, fábio valentim, fernanda barbara, fernando viégas

colaboradores  ana paula de castro, bruno gondo, carolina klocker, eduardo martorelli, fabiana w. cyon, filipe barrocas, luccas matos ramos, maria michele souza de araújo, roberto galvão júnior

maquete jimmy liendo, bruno gondo

fotografias fred jodão, aurelina moura, claudio campello

localização recife, brasil

projeto 2010

área de intervenção 161.200m2

colaboração prefeitura municipal de recife _ URB recife: empresa de urbanização do recife