PAVILHÃO GONÇALVES, 2024

Casa em Gonçalves, MG

 

O terreno, na Serra da Mantiqueira, fica a 1400 metros de altitude, o que lhe confere qualidades específicas de clima e paisagem. A pendente se volta para o norte, assim a casa é um plano inclinado de cobertura, em contraponto, aberta para a mata de araucárias, na qual seu interior fica protegido do sol do verão pelo grande beiral e no inverno permite a entrada abundante de luz devido à inclinação solar.

A técnica e mão de obra construtivas serão locais, a partir dos recursos materiais e econômicos disponíveis. Uma única materialidade expressa essa intervenção: paredes, piso e cobertura são de barro.

Uma peça compacta se molda ao terreno, definindo um plano que equilibra os cortes e aterros. A varanda norte é ligeiramente mais alta, ampliando as vistas, e o pátio ao sul fica protegido dos ventos, local para o fogo de chão e observação das estrelas. O arrimo é uma abóboda deitada, forma ideal da construção em tijolos à compressão.

A cobertura em uma água, comum à região, tem estrutura de madeira e quase toca o terreno na parte mais baixa, onde uma calha metálica recolhe a chuva. Essa implantação protege a casa dos futuros vizinhos acima e garante a eles uma continuidade visual sem interferências.

Como um elogio ao lugar, uma casinha caipira integrada à geografia.

Pavilhão em Gonçalves

Localização Gonçalves – Minas Gerais

Projeto 2024

 

área construída 180 m²

área do terreno 2300 m²

arquitetura UNA MUNIZVIEGAS cristiane muniz e fernando viégas (autores)

 

colaboradores ana luiza corrêa, antonio viégas, joaquin gak, leonardo sarabanda, paula reis, sabrine klitzke