MUSEU DE ARTE MODERNA DE MEDELLÍN, 2009

O projeto de ampliação do Museu de Arte Moderna de Medellín procura vincular a instituição à vida cotidiana da cidade a partir do espaço público urbano. O novo edifício se configura como um volume que se sobrepõe ao do atual Museu de Arte Moderna para criar unidade e reforçar a integração de espaços coletivos qualificados. Parte da Plazoleta à frente do edifício; passa pelo interior do museu (através de seu espaço mais significativo, que é o salão central para exposições de grande formato) e desdobra-se numa grande praça protegida pela nova construção; estendendo-se, por fim, ao parque linear, proposto pelo plano urbano.

As possibilidades de uso desse novo espaço público advêm da sombra gerada pela nova edificação que ameniza a sensação térmica gerada pelo clima quente e úmido de Medellín. Assim, imaginam-se festas, exposições externas (tão propicias à arte contemporânea), montagens de espetáculos, usos imprevistos, diurnos e noturnos. Um museu que se revela vivo e aberto a todos. A intervenção pressupõe a integração efetiva entre as duas alas, nova e antiga. A idéia de um museu mais forte, visível em seu conjunto, orienta o projeto. Diante de certa opressão causada pelos edifícios vizinhos, torna-se necessária uma operação que equacione a volumetria do conjunto, para que o museu garanta sua presença no sítio.

Não se trata de distinguir, pelo viés construtivo, o bloco suspenso do edifício atual. O novo volume funde seus apoios no prédio existente, e assim flutua sobre ele. A tensão dos dois se esclarece e se potencializa em sucessivas relações. Como se a arquitetura se amparasse diretamente nos mecanismos das artes para redefinir o lugar.

concurso por convite

local medellín, colômbia

projeto 2009

área construída 3.000m²

arquitetura UNA arquitetos cristiane muniz, fábio valentim, fernanda barbara, fernando viégas

+ Opus estudio_carlos andrés betancur, manuel josé posada, carlos david montoya

colaboradores ana paula de castro, carolina klocker, fabiana cyon, gabriela gurgel, silio almeida, miguel muralha

co-autores rodrigo naves, nuno ramos, elisa bracher

consultoria estrutural cia. de projeto – heloísa maringoni

consultoria em conservação gedley belchior braga

consultoria em sustentabilidade pvg arquitectos ltda.