INSTITUTO DE PESQUISAS ECOLÓGICAS, 2005

Situado numa encosta íngreme, o terreno faz frente à represa Atibainha, manancial que integra o Sistema Alta Cantareira de abastecimento da região metropolitana de São Paulo. Embora incluído numa região de proteção ambiental, o local encontra-se totalmente desmatado e convertido em pasto.
O projeto para o novo campus propõe a ocupação da colina dentro de uma perspectiva de amplo reflorestamento. Arquitetura e paisagem tornam-se indissociáveis. A implantação incorpora as pequenas transformações já empreendidas na topografia: a estrada de terra e dois platôs. Assim, o programa se desenvolve em três núcleos distintos: situados ao pé do morro, o estacionamento e o acesso à água; à meia encosta, a escola e os alojamentos; e na cumeeira, a creche e áreas de lazer. Os três níveis serão unidos por um funicular que corre em inclinação constante, evitando o fluxo de automóveis morro acima e grandes movimentos de terra.

O principal edifício surge como uma lâmina horizontal e abriga as salas de aula, auditório, biblioteca e administração, criando um grande passeio em nível e intensificando o convívio. Ondulações antes invisíveis permitem a lâmina ora pousar, ora se desgrudar, ou mesmo se enterrar levemente. Uma pequena torre de alojamentos arremata o volume linear. Lado a lado, a lâmina tende a tornar-se mais horizontal e a torre mais vertical.

concurso por convite

local nazaré paulista, sp

projeto 2005

área do terreno 131.273,52 m²

área construída 5.382,28 m²

arquitetura UNA arquitetos: cristiane muniz, fábio valentim, fernanda barbara, fernando viégas

colaboradores  josé carlos silveira junior, jimmy liendo, jörg spangenberg, ana paula castro

paisagismo soma: arqs. alessandra silva, apoena amaral e almeida e josé luiz brenna

estrutura e fundações cia. de projetos: eng. heloisa maringoni

instalações phe: eng. ulisses

sistemas de comunicação bettoni automação e segurança ltda.: eng. roberto bettoni

planilha e orçamento eng. newton kayano

maquete eletrônica visualize arquitetura digital

maquete kenji maquetes