HABITASAMPA, CONJUNTO CÔNEGO VICENTE M. MARINO, 2004

Concurso HabitaSampa, Habitação de Interesse Social, São Paulo, 2º Prêmio no concurso público nacional de idéias

A linha divisória cidade/ trem aqui é enfrentada na escala urbana, na compreensão da sua extensão. O projeto entendido como exemplo das transformações desejáveis das áreas lindeiras à ferrovia, na longa faixa que cruza regiões centrais de São Paulo.

Desenhar a continuidade da rua que margeia os trilhos permite que o espaço público irrigue a região e que a linha férrea abandone sua condição de espaço remanescente, criando uma nova frente para o terreno.

O projeto se organiza a partir de três elementos principais: blocos habitacionais, Centro de Capacitação Técnica em Reforma e Restauro e platô com as áreas livres.

Propôs-se uma nova cota para o espaço de lazer do conjunto. Assim, configura-se o platô que resguarda as habitações da via pública e que, ao mesmo tempo, cria um local de onde se vê a cidade para além da ferrovia: uma conexão visual com o outro lado.

Os apartamentos são organizados em três blocos transversais à Rua Cônego Vicente Marinho. Cada bloco é formado por um par de lâminas paralelas que definem um amplo vazio central, iluminado e ventilado naturalmente. No interior desse espaço estão dispostas as circulações, escadas e passarelas metálicas. As habitações foram implantadas no sentido leste/oeste, o que garante boa insolação a todas as unidades e, evitando o paralelismo com a ferrovia, ficam resguardadas do ruído dos trens.

Na esquina do terreno, a oeste, foi criada uma pequena praça na extensão da calçada, para onde se volta uma creche que pode servir aos moradores.

Uma construção horizontal se desenvolve ao longo de toda a via principal, apóia as três lâminas e abriga o Centro de Capacitação Técnica, bem como o acesso principal às habitações cujo endereço é indicado pelo balanço dos blocos. Essas funções colaboram paraanimação da rua nos diversos horários do dia.

local barra funda, são paulo – sp

projeto 2004

área do terreno 2.341,06 m2

área total 12.035 m2

arquitetura UNA arquitetos: cristiane muniz, fábio valentim, fernanda barbara, fernando viégas

colaboradores  ana paula de castro, apoena amaral e almeida, jimmy efrén liendo terán, josé carlos silveira júnior, josé paulo gouvêa, ricardo barbosa vicente, sabrina lapyda

consultoria em estrutura heloísa maringoni

consultoria em acústica alexandre sresnewski

consultoria em paisagismo ricardo vianna

planilhas aluízio leite

modelo eletrônico clóvis cunha

fotos bebete viégas