O projeto dessa estação considera o deslocamento da atual estação Piqueri para cima da ponte ferroviária existente. Tal operação mostrou-se interessante na medida em que a estação Piqueri tem pouca demanda e deveria ser totalmente reformada para atender ao programa de modernização. Sua aproximação em relação à Estação da Lapa permite melhorar as condições operacionais dessa estação hoje bastante sobrecarregada.
A nova estação será construída sobre a ponte ferroviária existente que cruza o Rio Tietê. Novo marco na paisagem da cidade, a estação sobre a ponte possibilitará acesso pelos dois lados do rio, aumentando significativamente o potencialdo número de usuários. Uma passarela foi associada a nova estrutura e será a primeira transposição exclusivamente peatonal sobre o rio.
Para a construção considerou-se a ponte existente como base para as quatro vias que ali permanecerão. A nova estação será constituída a partir de uma estruturametálica independente da ponte de concreto existente, na forma de duas treliças paralelas com vãos de 80m.