ESCOLA VERA CRUZ, 2008

Plano de Reorganização Espacial, 1º prêmio em concurso por convite

Verão com plano de bairro

A versão E2, supondo o êxito do “Plano de Bairro”, busca a aquisição e demolição das construções satélites em prol de um novo bloco de sala de aulas, contíguo ao bloco existente, o que permite por sua vez a acomodação de toda área administrativa no atual bloco de salas de aula voltado para a Praça Emília Barbosa Lima. Libera-se assim praticamente toda a área do terreno remembrado como espaço de convivência. O novo bloco de salas de aula estabelece uma relação de total continuidade com o bloco laminar existente, formando um longo edifício, o que é reforçado pela unificação proporcionada pela tela desombreamento continua e comum aos dois prédios. Para que todas as salas de aula tenham a mesma qualidade, uma nova circulação, exterior ao prédio existente, permite a ampliação das salas de aula que hoje se tornaram obsoletas em função do maior número de alunos por turma. Tanto essa circulação como os novos brises são pendurados por vigas metálicas fixadas no nível da cobertura, mantendo íntegro o edifício original. Essa versão comporta 18 salas de aula, além de 3 laboratórios grandes, salas de artes, música, quadras cobertas e biblioteca. A sala de dança recém construída completa o conjunto.

Essa alternativa prevê a instalação do refeitório no primeiro pavimento do bloco dafrente do Verão, incluindo uma varanda que se volta para as árvores da Praça Emília Barbosa Lima – transformando o almoço num momento de agregação e lazer paratoda a escola. Os andares superiores do bloco de salas de aula frontal receberão o apoio pedagógico e a área administrativa.

O edifício de quadras cobertas, as salas de arte e o volume da escada que conectaos diversos níveis da escola, constantes já no plano E1, permanecem inalterados.

O projeto propõe um estacionamento em subsolo com uma pequena mangueira para embarque e desembarque de alunos sem interferência no térreo da escola. A absorvendo de parte considerável do trânsito local dentro do lote, é um importante argumento para a aprovação do Plano de Bairro.

Esse mesmo projeto pode acomodar a ampliação do número de salas de aula por série (6 salas da do 2º. ano ao 7º. Ano) transferindo o 8º. E 9º. Ano para Baumann.

Unidade Bauman_Expansão do ensino médio

A intervenção na Baumann supondo o êxito do Plano de Bairro no Verão é minimizada enquanto área construída, na medida em que atende apenas a melhoria do Ensino Médio.

Buscou-se contudo reforçar uma idéia de lugar, criando espaços de estar sombreados, convergentes e relacionados ao novo jardim. A substituição do piso de concreto do pátio de manobras por uma área de jardim mais densamente arborizada e a construção de uma marquise/biblioteca conectando os diversos blocos define o novo caráter da escola. São intervenções oportunas que procuram manter a simpática relação que hoje se estabelece entre as construções industriais e os novos prédios educacionais. O galpão de quadras se estende para o exterior através de deck’s de madeira na mesma cota, abrindo-se para a escola e sugerindo atividades ao ar-livre como dança, capoeira etc. Seriam feitas novas portas industriais que garantissem certa estanqueidade acústica, preservando o bloco de salas de aula e o prédio administrativo do ruído excessivo.

Um novo bloco de auditório seria construído de frente para a Rua Baumann, criando um programa de integração entre escola e cidade. Esse auditório pode acolher atividades do ISE, do Ilha, além de atividades de dança, teatro, música, palestras e eventos festivos, daí a opção por arquibancadas retráteis. O acesso ao auditório também pode ser feito pela cota da biblioteca, unindo os dois programas marcantes da escola.

Esse projeto pode ser entendido como a primeira etapa de outras expansões. Como foi dito acima é possível prever uma ampliação para receber o 8º. e 9º. ano.

São intervenções que não consolidam uma situação, pelo contrário, mantém abertas as possibilidades de uma grande expansão da escola sem o comprometimento da área livre. Uma expansão organizada e flexível, que pode ser definida ao longo do tempo com o respaldo da experiência do dia a dia da escola.

concurso por convite, projeto vencedor

local são paulo, sp

projeto 2008

arquitetura UNA arquitetos  cristiane muniz, fábio valentim, fernanda barbara, fernando viégas

colaboradores ana paula de castro, carolina klocker, gabriela gurgel, miguel muralha, ricardo canton, sílio almeida
consultoria em análise econômica e desenvolvimento imobiliário barbara consultoria

planilhas orçamentárias ricardo straub

consultoria em acústica josé augusto nepomuceno