EDIFÍCIO YOU HARMONIA, 2018

O projeto se localiza no bairro da Vila Madalena, bem próximo à estação de metrô com mesmo nome. É um empreendimento imobiliário de porte, abriga um total de 214 apartamentos divididos entre estúdios, um, dois e três dormitórios, além das unidades não residenciais, portanto, uma gama enorme de famílias com diferentes características e renda.

A intenção é contribuir para a construção de uma cidade mais permeável, animada pelo fluxo dos moradores, prova de que é possível responder ao mercado imobiliário e garantir conquistas urbanas. Fator fundamental é a experiência de se trabalhar sob o novo plano diretor e a lei de zoneamento de SP, aprovados em 2016.

O terreno tem frente para duas ruas, com desnível de dez metros entre elas. A primeira ação foi propor a interligação entre as duas por meio de uma viela e uma escadaria, ambas características de espaços públicos do bairro. Esse percurso é acompanhado por áreas comerciais, marcando as duas fachadas com lojas para as ruas, além dos acessos aos edifícios.

A organização do programa define dois blocos com diferentes alturas e endereços próprios. O mais alto, com 22 andares, é o edifício residencial, e o mais baixo, com 5 andares, permite usos distintos conjugando trabalho e outros serviços. O subsolo de três andares com estacionamentos tem acesso pela rua de baixo e sua altura coincide com o desnível do terreno. Essa opção evitou uma única construção compacta cuja escala poderia ser agressiva. Os térreos se complementam com programas de uso comum aos moradores e as coberturas funcionam como solários e piscinas coletivas. Assim, configura-se um conjunto urbano onde as construções dialogam para definir esse recorte de paisagem, dando ainda continuidade volumétrica aos edifícios que proliferam no entorno. Uma nova escala para o bairro devido à nova legislação e proximidade com os serviços de transporte público.

Após a execução da estrutura de concreto, o restante dos componentes da obra é seco e industrializado, resultando numa montagem de grandes painéis pré-fabricados de concreto, painéis metálicos de correr e paredes de placas acartonadas.

local são paulo, sp

ano 2018

arquitetura UNA arquitetos: cristiane muniz, fabio valentim, fernanda barbara, fernando viégas

colaboradores  joaquin gak, júlia jabur, larissa urbano, manuela raitelli, marie lartigue, matheus pardal, estúdio+1

projeto estrutural werebe mordo engenheiros associados

estrutura metálica kurkdjian fruchtengarten engenheiros associados

fundações apoio assessoria e projeto de fundações

instalações ar condicionado, elétrica e hidráulica projetar engenharia de projetos

consultor de bombeiros passoni serviços ltda

consultoria de caixilhos sergio paschoal consultoria

coordenação e compatibilização clevy arquitetura

acústica akkerman alcoragi acústica ideal

comunicação visual nitsche arquitetos

impermeabilização proassp assessoria e projetos

interiores superlimão studio

fachada do edifício residencial stamp painéis arquitetônicos

painel solar consultoria engenharia de projetos chaguri

paisagismo núcleo arquitetura da paisagem

piscina acqua linea comarx

vedações paula vianna

consultor de iluminação e ventilação cte centro de tecnologia e edificações

sondagem solo engenharia

planialtimétrico engenheiro augusto hiroyuki vieira kubo

youinc  alessandra calefo, renato garcez, thais fornazari, fernanda medeiros, paloma pereira, ricardo alves