CENTRO CÍVICO DE CARAGUATATUBA, 2013

O conjunto de edifícios que formam a Prefeitura de Caraguatatuba, com suas secretarias e gabinetes, estão hoje espalhados pela cidade e não configuram nenhum tipo de espaço cívico aos cidadãos. Em sua maioria são construções alugadas, pouco adequadas ao uso institucional que abrigam.

Estão previstos grandes investimentos viários para ampliar a conexão do município, tanto à baixada, como ao planalto, gerando uma nova entrada à cidade.

Essa oportunidade sugere uma nova centralidade que deverá ser consolidada com apresença do novo Paço Municipal. O projeto deverá articular duas escalas distintas. Da paisagem, como referência entre a serra e o mar, e da cidade, como novo espaço público.

O projeto estabelece uma grande praça, configurada pelo acesso à prefeitura do lado oeste e por todos os serviços de apoio ao munícipe do lado leste. Assim, no térreo estão todos os programas com acesso ao público e no volume suspenso, as áreas de acesso restrito às administrações. Entre eles, um jardim e solário como área de lazer aos funcionários.

A construção em concreto no nível do chão protege o espaço livre central da autopista. Só do alto é que se pode perceber seu movimento. O edifício superior será em estrutura metálica para facilitar sua construção e diminuir as cargas e apoios em solo delicado, totalmente plano e com lençol freático alto. Esse tubo de 150 metros de comprimento lembra a escala das construções portuárias que sãopresentes em toda região. O sol excessivo nas fachadas, predominantemente nascente e poente, será protegido por réguas verticais que permitirão vistas mediadas pela construção. Somente nas áreas de circulação, com curta permanência, o panorama é totalmente desimpedido, transformando este espaço num contínuo entre interior e exterior. O gabinete do prefeito fica na cobertura ese abre para o teto jardim há aproximadamente 25 metros de altura. Duas torres de concreto contraventam o tubo e abrigam elevadores, sanitários, serviços eprumadas técnicas.

A horizontalidade proposta para o conjunto se contrapõe à futura verticalizaçãodo bairro e reforça ao longe a sinuosidade das montanhas. Simboliza a ideia deum governo próximo e acessível à população, representante legítimo da democracia.

local caraguatatuba, sp

ano 2013

arquitetura UNA arquitetos: cristiane muniz, fabio valentim, fernanda barbara, fernando viégas

colaboradores  anna juni, eduardo martorelli, igor cortinove, hugo bellini, marta onofre, naiara hirota, pedro ivo, roberto galvão jr.

promotor serveng desenvolvimento urbano

estrutura de concreto e metálica, instalações hidráulicas, elétricas e incêndio, climatização  knijnik engenharia integrada

consultoria em combate a incêndio stf assessoria

luminotecnia lux projetos