CASA VILLA-LOBOS, 2014

finalista prêmio BAQ2022

Construída no topo da colina de um bairro residencial em São Paulo, a casa busca se adaptar à geografia e valorizar as vistas sobre a extensa várzea do rio Pinheiros, bastante arborizada nesse trecho oeste.

O térreo da casa acompanha a declividade suave do terreno. Sala de jantar e cozinha formam um espaço contínuo e estão numa cota levemente elevada em relação à calçada. Meio nível abaixo está o ambiente de estar. Nesse movimento, varanda e sala de estar ganham uma altura dupla e mantém uma relação direta como nível inferior do terreno. Três jardins envolvem esses programas. O jardim de entrada é marcado por uma cerejeira já existente no terreno, o jardim central que intercala garagem e varanda, e, finalmente, o jardim posterior que ganha a largura total do lote e inclui uma piscina.

Para um melhor aproveitamento das varandas, limitou-se o apoio de toda esta porção da casa à dois pilares metálicos, excêntricos em relação às lajes, e que se solidarizam com uma grande viga metálica sobre a casa. Essa viga de 16.50m decomprimento, que atravessa todo o volume, pendura os extremos das lajes com tirantes metálicos de 32mm de diâmetro. Assim, o volume fica suspenso sobre o terreno, liberando uma vista extensa que atravessa toda a casa. Um recorte sobre o jardim central cria um vazio interno ao volume ao redor do qual diversos ambientes se comunicam, desde a sala e a varanda do térreo, até quartos e estúdio no andar superior. Os pilares metálicos têm geometrias distintas e pontuam esses espaços no nível dos jardins.

Um grande bloco de concreto contém as escadas em seu interior. A subida pelo interior dessa estrutura aumenta a surpresa da ampla paisagem que se abre no pavimento superior, onde se localizam uma varanda e uma sala familiar. Os quartos das crianças estão alinhados na face noroeste, enquanto o do casal sevolta à face oposta. São quartos, sempre protegidos pelos beirais da laje decobertura e fechados com painéis deslizantes de madeira com venezianas móveis.

A cobertura por sua vez é também terraço, um amplo deck de madeira com uma surpreendente vista sobre a cidade.

arquitetura UNA arquitetos: cristiane muniz, fabio valentim, fernanda barbara, fernando viégas

colaboradores ana paula castro, jimmi liendo, hugo bellini, joaquin gak, marcos bresser, rodrigo carvalho, marie lartigue e manuela raitelli

estrutura de concreto e metálica inner engenharia e gerenciamento

instalações prediais marcelo zamaro

impermeabilização proassp consultoria

luminotécnica lux projetos luminotécnicos

paisagismo RPAA – raul pereira arquitetos associados

consultoria em concreto aparente gabriel regino

projeto e execução de esquadrias de madeira zeca cury /oficina de marcenaria

projeto e execução esquadrias de alumínio JMAR esquadrias de alumínio

projeto e execução mobiliário de madeira doze polegadas

construção taguá engenharia

fotos nelson kon