CASA MANTIQUEIRA, 2010
Implantada numa clareira junto à uma encosta da Serra da Mantiqueira, próxima à um ribeirão caudaloso, a casa dialoga com o entorno em sua composição matricial, espécie de unidade bipartida. Um volume tectônico, parcialmente encravado no terreno, abriga uma sala ampla, cozinha e dois apartamentos para hóspedes. Dobrado ao redor de si mesmo, conforma um pátio.
Um segundo volume, um vagão suspenso, acomoda dois dormitórios para a família. Entre esses dois volumes, um amplo terraço com jardins e piscina abre vistas sobre a mata. A interseção dos dois volumes no pátio, gera por sua vez, uma varanda em dupla altura.
Essa aproximação de opostos cria situações de contrapontos interessantes, como a escala das amplas vistas nos terraços e a paisagem contraída do pátio. Ou a transparência dupla da sala em oposição ao volume mais opaco do vagão. Ou ainda, o concreto aparente que define o volume inferior serpenteado como uma massa densa, em oposição à leveza inerente do vagão em aço e madeira que flutua sobre o primeiro.
local são bento do sapucaí, sp
projeto 2012
conclusão da obra 2016
área construída 545 m²
arquitetura UNA arquitetos: cristiane muniz, fábio valentim, fernanda barbara, fernando viégas
colaboradores ana paula de castro, bruno gondo, carolina klocker, eduardo martorelli, igor cortinove, jimmy liendo terán, joaquin gak, marcos bresser, marie lartigue, marta onofre, pedro ivo, roberto galvão, rodrigo carvalho pereira
construção aum construções
estrutura cia de projetos
produção e montagem da estrutura metálica alufer
instalações zamaro
impermeabilização proassp
luminotecnia ricardo heder
paisagismo luisa mellis
fotografia nelson kon
fornecedores toldos scorzato
marcenaria marcenaria da fazenda
caixilhos jmar
luminárias reka iluminação