CASA EM JOINVILLE, 2009

O terreno dessa casa fica em situação privilegiada, um pequeno morro de mata densa no meio da cidade de Joinville. O acesso é feito por uma via de terra atéa cota máxima permitida para construções, possibilitando a vista da serra ao fundo, através das frestas da vegetação.

A forte declividade e a posição das árvores indicaram a implantação, um edifício estreito que acompanha a curva de nível. A solução linear permite continuidade entre os espaços abertos e fechados do pavimento próximo ao chão, numa relação franca com o sítio.

Esse pavimento inferior, que abriga as áreas de estar, piscina e serviços, é construído em concreto. Funciona como a própria fundação que aflora e contem o terreno, protegendo a casa da umidade excessiva.

Um único volume longitudinal abriga as escadas, interna e externa, além dos nichos para lareira, fornos, sanitários e depósito. É todo revestido com “vermelhão”, cimento queimado desempenado com pigmento, solução muito popular na região.

O pavimento superior se apóia na base de concreto. Sua construção foi pensada como uma montagem de madeira: estrutura pré-fabricada, pisos, painéis devedação internos e cobertura. Essa estratégia de obra garante o canteiro rapidamente coberto, evitando o desconforto das chuvas constantes. Nas duas pontas estão os espaços coletivos, escritório e saleta. Os dormitórios se concentram no centro deste andar. Como exceção, um espaço vazio que conecta em pé direito duplo os dois pavimentos.

A envoltória do volume é de vidro. Essa peça ao mesmo tempo transparente e reflexiva, no nível da copa das árvores, fica naturalmente sombreada e se dilui na mata.

local joinville, sc

projeto 2009

obra 2013

área do terreno 3.238,00 m²

área construída 432,00 m²

arquitetura UNA arquitetos: cristiane muniz, fábio valentim, fernanda barbara, fernando viégas

colaboradores   ana paulade castro, carolina klocker, josé carlos, jimmy liendo, miguel muralha, sílio almeida

estrutura de madeira ita construtora

estrutura de concreto, instalações, sondagem mendes de oliveira

construção focus engenharia

aprovações airton bassôa frota

fotografias bebete viégas