CASA ATELIÊ NA VILA MADALENA, 2001

I Prêmio Cauê de Arquitetura, Instituto de Arquitetos do Brasil / Camargo Correa Cimentos, 1º Prêmio na Categoria Edificações Residenciais – Projeto

Este projeto para uma casa-atelier em São Paulo permitiu uma investigação sobre a relação do espaço de trabalho com o espaço doméstico. A construção foi pensada como um único edifício que se desenvolve numa seqüência alternada de espaços abertos e fechados, com pé-direito simples e duplo, compátios em forma de terraço ou no nível do solo.

O programa se divide em três espaços principais: o galpão de trabalho, o apartamento do artista e um estúdio para hóspedes. O fato deste artista, engenheiro de formação, trabalhar num campo entre arte etecnologia, sugeriu uma construção formalmente simples, expressiva no uso dos materiais e sobretudo precisa em sua definição construtiva. O uso do concreto branco e do aço na estrutura foi a solução que melhor expressou essas aspirações. O projeto se caracteriza pelos dois cubos de concreto branco soltos das divisas e uma construção envoltória (em estrutura convencional revestida) que acomoda programas de apoio. Estes cubos se apóiam em quatro cortinas de concreto cujo desenho revela as reais espessuras em função dos esforços estruturais. Autilização de lajes invertidas gerou uma superfície de concreto contínua, livre de vigas, forros e juntas de acabamento.

A entrada da casa é feita pela lateral, de forma quase independente da área de trabalho. O galpão ocupa o térreo da construção, e o desnível interno que o acomoda à topografia permite uma doca de carregamento. Uma talha deslizante percorre toda a extensão do galpão, facilitando o transporte de grandes peças. As quatro paredes de concreto aparente são protegidas internamente por painéis de tábua de pinho, que servem como anteparo e superfície de trabalho. Um passadiço metálico, com acesso direto pelo mezanino, envolve a área de trabalho e concentra instalações elétricas, hidráulicas, gás e ar comprimido. O guarda-corpo do passadiço permite a fixaçãode equipamentos de iluminação específicos para fotografia ou mesmo exposiçãodas obras. A escada de vidro faz com que a luz natural atinja o interior doespaço de trabalho de forma difusa e controlada.

O nível superior, de onde se descortina uma amplavista sobre o vale do Rio Pinheiros, foi destinado à residência. O espaço destenível é composto por dois blocos, estar e dormitório. Tanto um como outro tem aface oeste protegida pela cortina de concreto, configurando uma varanda, onde uma abertura horizontal enquadra a vista rasante sobre o vale. As áreas de apoio (escada, cozinha e banheiro) concentram-se na divisa leste.

Uma segunda construção ao fundo do lote, onde estão localizados um pequeno refeitório no térreo e um apartamento duplex para hóspedes (totalmente independente), completa o programa. Entre estas duas construções, ligadas por uma ponte metálica, configura-se um pátio que funcionacomo extensão do espaço de trabalho ou como espaço de lazer.

local são paulo, sp

projeto 2001

obra 2002

arquitetura UNA arquitetos cristiane muniz, fábio valentim, fernanda barbara

colaboradores  guilherme petrella, mariana alves de souza, márcio wanderley, sabrina lapyda

construção joão pacheco chaves estrutura de concreto

estrutura kurkdjian & fruchtengarten engenheiros associados

fundações engeos engenharia e geotecnia

instalações caiuby projetos e serviços de engenharia

movimentação de solo spt engenharia de solos, fundações e terraplenagem

levantamento cadastral etagri – serviços de engenharia e construções

modelo eletrônico clóvis cunha

fotos da maquete bebete viégas