CASA EM CURITIBA, 2003

VI Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo [Lisboa], Projeto Selecionado

Premiação IAB/SP 2006, 1º prêmio Edificações Habitacionais . Projeto executado

O terreno de 900 m2, em Curitiba, é ocupado por uma larga faixa de araucárias que se estende aos terrenos vizinhos, diluindo o caráter estrito de lote urbano do sítio apresentado para o projetode uma casa. Um casal de filósofos, professores da Universidade Federal, com dois filhos, trouxe no programa uma biblioteca, espaço de trabalho diário, que deveria ter independência e ao mesmo tempo proximidade dos demais usos.

A declividade do terreno sugeriu aimplantação da casa na cota elevada e, como um volume longitudinal, define duas situações para as áreas externas: a primeira ocupada pelas araucárias, mantendo sua configuração original de vegetação e topografia, e, na face oposta, um jardim construído mais ligado às atividades cotidianas – que recebe o sol damanhã e para onde se voltam os dormitórios das crianças e do casal.

Um espaço central de pé-direito duplo, onde ficam uma varanda e sala de jantar, divide a casa em dois blocos. Ele é atravessado por um piso que determina um eixo transverso ao volume da casa, relacionandoas áreas externas de funções complementares. Para essa varanda vertical se voltamainda: a sala de estar, a biblioteca e mais duas varandas no pavimento superior. São destas varandas, desenhadas como um espaço contínuo, que se vê plenamentea mata de araucárias.

O bloco da frente é caracterizado pela biblioteca com uma extensa abertura horizontal que olha a rua, distinguindo a casa entre as demais do bairro residencial.

Na cota inferior do terreno se localizam apenas o acesso (utilizado também como estacionamento de veículos) e o dormitório de hóspedes que se abre para um pátio, envolvido pela parede deconcreto que apóia a casa e se dobra no limite frontal do terreno.

local Curitiba, PR

projeto 2002

obra 2005

área do terreno 892,55m²

área construída 313,60m²

arquitetura UNA arquitetos: cristiane muniz, fábio valentim, fernanda barbara, fernando viégas

colaboradores  apoena amaral e almeida, boris koischwitz, clóvis cunha, felipe noto, josé eduardo baravelli, marcio wanderley, nicholas lobo brennand, sabrina lapyda

construção marcolla arquitetura e construções

estrutura de concreto benedicts engenharia

instalações prediais rogesul engenharia e construções

projeto de luminotecnia ricardo heder / reka

fotos nelson kon, victor fernandes