EDIFÍCIO HUMA KLABIN, 2011

Projeto finalista no Prêmio de Arquitetura 2020 Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel

Prêmio Mies Crown Hall Americas Prize MCHAP – 2018 Outstanding Projects

Premiação IAB/SP 2018, Menção Honrosa em edificação residencial multifamiliar e uso misto

Prêmio Oscar Niemeyer, Projeto Finalista Rede de Bienais de Arquitetura Latino Americanas – REDBAAL

 

 

Numa cidade como São Paulo, o endereço representa grande parte das qualidades associadas à vida urbana. A Vila Mariana é um bairro onde o uso misto garante a viva cidadedas atividades cotidianas, é servido de infraestrutura de transporte público, comércio, lazer. O terreno situa-se na Rua Calixto da Mota, espigão central, próximo à Avenida Domingos de Moraes, o que lhe garante vistas amplas. O lote está envolto por edifícios altos que geram frestas livres permitindo o desfrute de estas visuais. O esquema proposto partiu de uma estrutura capaz de alternar as direções de abertura dos apartamentos, garantindo as melhores orientações para todos: vistas, aeração e insolação. Essa estratégia pode ser imaginada como sistêmica numa metrópole cujo modelo atual são torres isoladas em seus pequenos lotes, formando um gigante paliteiro monofuncional. Essa implantação respeita vizinhos, pois preserva distâncias adequadas entre apartamentos. Na prática, é uma operação contrária aos projetos genéricos carimbados em qualquer terreno, indiscriminadamente.

O edifício se acomoda ao lote com declividades nos dois sentidos. A diferença de nível na rua (mais de dois metros de uma divisa à outra) favorece acesso aos dois subsolos de estacionamentos, com pouca movimentação de terra. Acima do nível mais alto desse acesso localiza-se o andar livre para os moradores com salão de festas, lavanderia coletiva e ginástica, que em sua cobertura abriga ainda piscina e solário. Assim, esse escalonamento resulta numa construção que amplia as áreas comuns, respeita a topografia original e as construções vizinhas.

O recuo frontal exigido pela legislação urbanística foi incorporado como um jardim que se oferece à cidade. A própria construção horizontal estabelece o limite e se dobra verticalmente, formando um dos volumes com 12 andares de apartamentos. O outro bloco que conforma a volumetria final possui um andar a menos, e está um pouco recuado com relação à rua.

As duas torres são afastadas pela circulação de acesso às unidades, que também é o local de espera dos elevadores. Configura-se como uma passagem aberta à cidade, com luze ar. O andar tipo possui quatro apartamentos de 44,00m2 e um apartamento maior com 67,00m2.

Os apartamentos se ampliam através de grandes varandas, protegidas por painéis translúcidos de enrolar, para controle da incidência de sol, ventos e chuva. Todas as unidadesde cobertura têm acesso a um solário, feito pelas suas varandas.

A construção será em concreto armado aparente, ou seja, estrutura, acabamento, volumetria e expressão nascem da qualidade técnica e racionalidade dos sistemas construtivos associados. Cada material foi pensado a partir de suas qualidades: forros em placasde madeira, painéis internos em gesso (para eficiência termo-acústica) e vidro em toda a face que se abre às varandas.

Este edifício, projetado para o mercado imobiliário, procura se implantar na cidade como regra, não exceção.

local vila mariana, são paulo, sp

projeto 2012

obra julho 2014 a janeiro 2016

área do terreno 1.145,05 m²

área construída 5.085,55m²

arquitetura  UNA arquitetos: cristiane muniz, fábio valentim, fernanda barbara, fernando viégas

colaboradores  eduardo martorelli, hugo bellini, igor cortinove, marta onofre, paula saito, pedro domingues silva, ana julia chiozza, luisa cleaver, marie lartigue, thiago benucci, julia jabur zemella

promotor huma incorporadora, beatriz bertho, fabio miranda, felipe de gerone, rafael rossi

geotecnia damasco penna

estrutura edatec

instalações etip

luminotecnia studio serradura

esquadrias arqmate

paisagismo soma

impermeabilização proiso

comunicação visual nitsche

interiores triplex

construtora gattaz engenharia

fotografia nelson kon, video pedro kok